[ RESINA PU ] [ RESINA EPÓXI ]
Resina Pu X Resina Epóxi
Muitos ao procurar por etiquetas resinadas não se atém ou até não conhecem o tipo de resina que o fornecedor entrega. Isso é uma coisa extremamente normal no mercado, se deparamos com casos assim todas as semanas.
De modo geral, o mercado de etiquetas de identificação e propaganda se divide em dois principais tipos de resina: P.U e Epóxi, mas você sabe qual a diferença das duas?
Vamos lá, vou dar uma explicação mais abrangente e dúvidas maiores deixo aberto a convite de falar com nossa equipe comercial ok?!
A Resina Epóxi é composta por Resina + Endurecedor. A resina Epóxi, embora apresente um excelente custo, relativamente baixo quando comparado com o a resina P.U, não traz longa vida útil, isso por que com pouco tempo (experiências próprias indicam que menos de 1 ano e meio) a resina fica amarelada, perdendo todo o acabamento da peça. Outro fato importante sobre a resina Epóxi é que ela é rígida e “vitrifica” com sua secagem.
Certo, mas isso quer dizer o que? Caso a resina for aplicada em algum substrato flexível, como vinil, poliéster e adesivo refletivo, irá trincar, como um vidro mesmo, assim que acionada em uma curva. O amarelamento do material também é acelerado quando exposto aos raios UVA e UVB.
Já a Resina P.U possui outras características. Também é bicomponente, mas aqui sua mistura é entre Poliol e Isocianato, é como se fosse uma tinta e seu catalizador. O grande “x” da questão aqui é que essa resina não amarela, parte de sua formulação é feita para isso. Possui garantia do fornecedor de ao menos 5 anos contra o amarelamento, mas experiências de alguns clientes indicam que já passa dos 8 anos.
Outra questão é que a resina P.U é extremamente flexível, podendo acompanhar curvas e formatos irregulares.
Há anos, nós da Fazan deixamos de lado a Resina Epóxi para trabalharmos exclusivamente com a P.U, isso por que a Resina P.U vem de encontro com os valores da nossa empresa, de buscar sempre entregar Qualidade e Durabilidade ao cliente.
Mas então isso quer dizer que a Resina Epóxi não “presta”? Não, na verdade depende muito de sua aplicação, o que recomendo é sempre questionar o fornecedor sobre qual resina trabalha, pedir a ficha técnica do material, a garantia do mesmo, e explicar sua utilização, afinal, o investimento em etiquetas resinadas não são exatamente baratos para comprar peças e com um ano ter que substituir suas peças por que sua propaganda sumiu atrás do amarelão.
A resina P.U que trabalhamos hoje é a mesma utilizada nas montadoras do Brasil e outros países como Itália e Estados Unidos, sendo assim, já dá para confiar mais no produto que agrega em sua marca, certo?
A título de exemplo vou colocar abaixo duas fotos tiradas por nossa equipe de qualidade justamente para que possamos exemplificar ao cliente a diferença entre uma e outra, e que o cliente tenha ciência que em alguns casos, optar pela solução mais barata é uma bomba-relógio e apenas questão de tempo até que ela exploda.
Fonte: Fazan Etiquetas
Fonte: Fazan Etiquetas
Espero ter conseguido lhe explicar um pouco a diferença entre essas duas resinas e o porquê você vai encontrar uma disparidade grande entre o preço delas, porém é aquela velha história, quem compra preço, não compra qualidade.
Fonte: Fazan Etiquetas e Brindes ®
Autor: Geovane Posenatto Passoni.
Especialista em Marketing e Vendas.
Fonte: Geovane / Fazan