BLOG

Confira notícias e novidades da FAZAN

Somos referência na produção e comercialização de materiais de identificação e propaganda em Alumínio, Aço Inox, Adesivos Vinil e Refletivo, Policarbonato Cristal e Texturizado, Poliéster e PVC.

ALUMÍNIO ]

Quando usar Alumínio Anodizado ou Acetinado?

Quando é necessário usar placas acetinadas ou anodizadas?


Nesse breve tutorial irei esclarecer as dúvidas acerca desses processos de tratamento nas chapas de alumínio.


A matéria-prima que chega em nossa empresa possui características rudimentares, ou seja, ela chega sem nenhum tratamento. Em seguida fazemos a limpeza delas e seguimos com os devidos tratamentos.


 


→ Alumínio Anodizado:


O alumínio anodizado possui essa descrição: “É uma das aplicações da eletrólise, que consiste em revestir peças metálicas com um filme óxido, como forma de tratamento de superfícies para conferir ao material características desejáveis, em geral, resistência à corrosão e desgaste”. Ou seja, é o tratamento feito na chapa bruta, para receber as impressões que serão feitas.


Esse processo abre os poros do alumínio de forma que a tinta penetre na matéria-prima, conferindo-a, maior resistência e durabilidade. Para identifica-lo é simples, ele possui aspecto comum, prata em sua tonalidade, tal como é o aspecto do alumínio.  


 ANODIZADO


 Fonte: Fazan Etiquetas 

 


→ Alumínio Acetinado:


A descrição para o alumínio acetinado é: “Acabamento que possui brilho intermediário entre fosco e semi-brilho”. No nosso segmento, o tratamento acetinado é utilizado para reforçar a resistência da tinta sobre a matéria-prima, principalmente em áreas de grande atrito.


Deixe-me explicar, no repuxo de placas de carrocerias, por exemplo, onde as letras que serão “estampadas” estão pintadas, o atrito deste repuxo mais seu uso cotidiano, poderá fazer com que a tinta trinque ou descasque, ocorre também quando o limite da placa é tinta, ou seja, o corte dela é sobre a tinta, é uma área que terá o atrito. Para identificação de placas acetinadas basta notar seu aspecto “esbranquiçado”.


 ACETINADO


 Fonte: Fazan Etiquetas 

 


Conselho da Fazan:


Se sua peça é lisa, sem repuxo e o corte não é sobre a tinta, aconselho você a solicitar o alumínio anodizado, visto que é mais barato e não existe uma necessidade de reforço. Por outro lado, se sua peça tiver o corte sobre a tinta, letras em alto relevo ou necessitar de um fundo com menos brilho, como é o caso de peças com códigos de barras, recomendo que solicite o alumínio acetinado, ele possui pequena diferença de valor, mas cumpre seu papel.


 


Dica:


Ao solicitar um orçamento ou peças em alumínio, certifique-se de estar comprando um material ao menos anodizado. Isso irá assegurar a vida útil de sua placa e garantir a qualidade da mesma.


 


Quer saber mais? É só baixar nosso catálogo e ficha gratúitos clicando nos links abaixo:


CATÁLOGO


FICHA

Fonte:  Fazan Etiquetas e Brindes ®



comments powered by Disqus