BLOG

Confira notícias e novidades da FAZAN

Somos referência na produção e comercialização de materiais de identificação e propaganda em Alumínio, Aço Inox, Adesivos Vinil e Refletivo, Policarbonato Cristal e Texturizado, Poliéster e PVC.

ESTOQUE ] [ ALMOXARIFADO ]

A importância de um estoque em dia!

Ter um estoque bem organizado é no mínimo um sinal de economia para sua empresa. Entenda o porquê...


Hoje ocupo outro cargo dentro da empresa, mas trabalhei durante anos no departamento de compras da Fazan, e lá consegui observar coisas que havia aprendido na teoria na faculdade, e que se comprovaram na prática.


Todas as vezes que existe um “furo de estoque”, onde você precisa comprar um material do dia para a noite, dificilmente conseguirá nas mesmas condições de uma compra antecipada, pois seu tempo para negociação se torna reduzido, e sua capacidade de argumentação também.


Desta forma, sempre organizamos nosso estoque de forma que, mesmo em eventual “furo”, temos um plano B para pôr em prática, até que a nova compra fosse realizada.


E tem mais, mesmo você tendo o controle total do seu estoque, não podemos desconsiderar fatores externos que interferem diretamente na sua empresa. Veja, em 2017 e 2018 enfrentamos problemas logísticos relacionados à greve dos caminhoneiros, por nossa gestão, isso não foi um empecilho na fabricação de materiais, pois contávamos com um estoque, só fomos impedidos de enviar as mercadorias prontas.


Assim, gostaria de deixar algumas dicas para lhe auxiliar quanto ao estoque:


- Tenha um acompanhamento, no mínimo semanal, de todo o seu estoque de matérias-primas;


- Compre o material necessário com no mínimo 20 dias de antecedência, considerando imprevistos na entrega;


- Sempre tenha um estoque sobressalente ao seu giro, para que, em picos de produção, tenha o material dentro da fábrica;


- Tenha uma parceria leal com seu fornecedor para que ele te ajude em momentos de urgência de material;


- Faça, quando possível, programação de pedidos e entregas com seu fornecedor, visando entregas semanais/mensais.


Lógico, essas são apenas dicas subjetivas, que talvez encaixem bem na sua política de negócios ou talvez não, mas de qualquer forma, são ideias que valem a pena compartilhar, ainda mais chegando o final de ano onde acontece a maior incidência de furos em estoque e picos não planejados.


 


Fonte: Fazan Etiquetas e Brindes ®
Autor: Geovane Posenatto Passoni.
Especialista em Marketing e Vendas.

Fonte:  Geovane / Fazan



comments powered by Disqus